O filme foi gravado durante a reunião organizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni Metuktire, chefe da etnia Kayapó
Por Misto Brasil – DF
Será exibido entre esta terça e sexta-feira (23 a 26) o documentário de curta metragem “O chamado do cacique: herança, terra e futuro”.
A produção do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), com apoio do Instituto Raoni, poderá ser assistida gratuitamente a partir das 19 horas.
O trabalho apresenta a trajetória do cacique Raoni pelos direitos humanos e a favor da valorização da política indigenista.
O filme foi gravado durante a reunião organizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni Metuktire, chefe da etnia Kayapó. Na ocasião, foram reunidos povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso.
O curta também aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.
“É um convite para escutar, aprender e preservar juntos com nossos povos originários”, sugeriu o diretor do documentário, Lucas Ramos.
Durante a programação também serão exibidas outras produções audiovisuais de artistas indígenas: Artesanato, Memórias a jornada do cacique Raoni nas coisas do vovô e Menire Djapej: o trabalho das mulheres.