Jian G., de 43 anos, que mora em Dresden e em Bruxelas foi preso na madrugada desta terça-feira, segundo a imprensa alemã
Por Misto Brasil – DF
Um assessor do eurodeputado Maximilian Krah, do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), foi preso na madrugada desta terça-feira (23/04) por suspeita de espionagem para a China, noticiaram a emissora alemã ARD e outros veículos da imprensa alemã.
Jian G., de 43 anos, que mora em Dresden e em Bruxelas, teria fornecido informações a um serviço secreto chinês em Pequim sobre oposicionistas chineses no exterior e sobre assuntos relacionados ao Parlamento Europeu.
G. era um “funcionário de um serviço secreto chinês”, afirmou o Ministério Público Federal, em Karlsruhe. Em janeiro de 2024, o detido transmitiu repetidamente “informações sobre negociações e decisões no Parlamento Europeu para seu cliente do serviço secreto”.
Ele também espionou membros da oposição chinesa na Alemanha para o serviço secreto chinês.
Krah, que é o candidato cabeça de chapa da AfD para as eleições ao Parlamento Europeu, em junho, ainda não comentou as acusações contra seu assessor nem a detenção.
Em Pequim, o Ministério do Exterior da China rejeitou as acusações de espionagem relacionadas à prisão na Alemanha. Essas acusações teriam a intenção de difamar a China e de “destruir a atmosfera de cooperação entre a China e a Europa”, declarou o ministério.
A AfD declarou que a prisão de um assessor de Krah “é muito preocupante”. “Como atualmente não temos mais informações sobre esse caso, devemos aguardar o resultado da investigação”, acrescentou o partido.