Jorge Seif pode perder o mandato a partir de uma ação por abuso de poder econômico nas eleições de 2022
Por Misto Brasil – DF
Está marcado para a noite de hoje (30) o julgamento do senador Jorge Seif (PL-SC) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar pode perder o mandato a partir de uma ação por abuso de poder econômico nas eleições de 2022.
O julgamento já deveria ter sido realizado, mas por duas vezes foi adiado pela justiça eleitoral nos dias 4 e 16 de abril.
Antes de se eleger senador da República, Seif nunca teve experiência partidária, mas entrou na disputa levado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tornou-se inelegível no ano passado. Bolsonaro chegou a chamar o senador de 06, numa referência aos seus filhos legítimos.
Jorge Seif recebeu 1.484.110 votos (39,79%), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele também exerceu o cargo de secretário de Aquicultura e Pesca do governo passado.
O senador nasceu no Rio de Janeiro e está residindo em Santa Catarina desde 1999, quando se integrou às atividades da indústria d pesca. A mulher dele, Catiane, é secretária adjunta de Turismo do governo catarinense.