Nos três primeiros meses de 2024, o setor industrial teve expansão de 1,9%, segundo divulgou hoje o IBGE
Por Misto Brasil – DF
A produção industrial cresceu 0,9% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. É o segundo avanço consecutivo, intensificando a variação de 0,1% registrada em fevereiro., informou hoje (03) o IBGE.
Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria recuou 2,8% em março de 2024, interrompendo sete meses de resultados positivos consecutivos nessa comparação. Nos três primeiros meses de 2024, o setor industrial teve expansão de 1,9%.
A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, avançou 0,7% em março, reduzindo a intensidade de crescimento em relação ao resultado de fevereiro (1,0%).
Duas das quatro grandes categorias econômicas e somente cinco dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram avanço na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução de gravações (8,2%) e indústrias extrativas (0,2%).
Vale destacar também os impactos positivos registrados pelos setores de bebidas (4,9%), de celulose, papel e produtos de papel (4,0%), de produtos de borracha e de material plástico (3,3%), de produtos de madeira (10,9%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,5%) e de outros equipamentos de transporte (7,4%).