Combates intensos na linha de frente da guerra na Ucrânia

Ucrânia guerra vila destruição Misto Brasil
As tropas russas avançam sobre o território da Ucrânia/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Segundo o estado-maior ucraniano, a Rússia lançou cinco ataques terrestres na região de Kharkiv

Por Misto Brasil – DF

Combates intensos foram registrados na sexta-feira e neste sábado (11) na linha de frente da guerra na Ucrânia, após tropas invasoras russas lançarem uma nova ofensiva terrestre na província ucraniana de Kharkiv, no nordeste do país.

O Ministério da Defesa russo reinvidicou a tomada de cinco vilarejos ucranianos na região.

Essa área não era alvo de ataques dessa dimensão desde a retirada das tropas russas após a contraofensiva ucraniana do outono de 2022.

“Combates intensos acontecem ao longo de toda a linha da frente”, relatou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski na sexta-feira, acrescentando que reforços haviam sido enviados para a região de Kharkiv.

“Ao longo da nossa fronteira nacional e linha de frente, destruiremos, inevitavelmente, as forças de ocupação, para frustrar as intenções ofensivas da Rússia”, acrescentou.

Após o início da ofensiva, os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia. Washington tenta compensar os meses perdidos em negociações no Congresso sobre um acordo de ajuda a Kiev.

O bloqueio da ajuda durante meses atrasou o fluxo de armas procedentes dos Estados Unidos, e as forças ucranianas sofreram reveses no leste.

Segundo o estado-maior ucraniano, a Rússia lançou cinco ataques terrestres na região de Kharkiv. Também houve bombardeios russos no local.

Segundo uma fonte do comando militar ucraniano, Moscou busca criar uma zona de segurança nas províncias de Kharkiv e Sumy que impeça a Ucrânia de continuar bombardeando a província russa de Belgorod.

“Durante o último dia, o inimigo atacou com bombas teleguiadas a área de Vovchansk”, na fronteira com Belgorod, e “até as 5h (23h de quinta-feira no Brasil) tentou romper nossas linhas de defesa com a ajuda de blindados”, informou o Ministério da Defesa da Ucrânia, sem especificar o local da operação.

Os ataques foram repelidos, mas continuavam ocorrendo “combates de intensidade variável, e unidades de reserva foram mobilizadas para reforçar a defesa” da região, acrescentou.

A província de Kharkiv e sua capital homônima, a segunda maior cidade do país, continuam sendo um alvo importante da Rússia, que bombardeou com regularidade a região nos últimos meses, sobretudo sua infraestrutura energética. A Ucrânia temia há semanas uma nova ofensiva terrestre. (Texto da Agência DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas