Começou a articulação para a emancipação do distrito do Jardim Ingá

Luziânia Jardim Ingá Goiás Misto Brasil
Jardim Ingá [e um dos maiores distritos do Brasil, com 100 mil habitantes/Divulgação/prefeitura de Luziânia
Compartilhe:

Criado em 2000, o Jardim Ingá no município de Luziânia tem uma população de cerca de 100 mil habitantes e 35 bairros

Por Misto Brasil – DF

Nesta semana começou a articulção política na Câmara dos Deputados para a emancipação do distrito do Jardim Ingá, que pertence ao município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

O prefeito Diego Sorgatto (União Brasil) se encontrou com a coordenadora da Frente Parlamentar Municipalista do Congresso Nacional, deputada Flávia Morais (PDT-GO). Também participou o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos da Liga (UB).

Criado oficialmente no dia 13 de novembro de 2000, o Jardim Ingá tem uma população de cerca de 100 mil habitantes e é um dos maiores Distritos do país.

É formado por 35 bairros (maior que a grande maioria das cidades goianas). Por essas características, atende os critérios para que seja emancipado e se torne o mais novo município do Entorno de Brasília.

Com o sinal verde da deputada e o compromisso de colocar o assunto em discussão na Câmara dos Deputados, a prefeitura de Luziânia enviou para a Câmara um expediente para tratar do assunto, de acordo com um texto enviado pela assessoria.

Em 2013, um projeto de lei sobre as regras para criação de novos municípios chegou a ser aprovado pelo Congresso.

A proposta foi vetada pela presidente da República, Dilma Rousseff, com a justificativa de desequilíbrio das contas públicas devido a crise econômica vivida na época.

“Agora que já passamos pela crise de 2013 e da provocada pela pandemia, acredito temos as condições ideais para voltarmos a discutir o assunto e colocar o projeto novamente em pauta”, afirmou o prefeito.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas