Chuva traz novas preocupações em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande

Rio Grande do Sul cidade de Pelotas enchente
Detalhe da inundação que aconteceu na cidade gaúcha de Pelotas/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

A Defesa Civil emitiu, na tarde deste domingo (12), alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari

Por Misto Brasil – DF

Com a volta da chuva neste fim de semana no Rio Grande do Sul, o nível do lago Guaíba pode ultrapassar a marca histórica e chegar a 5,5 metros entre segunda (13) e terça-feira (14), de acordo com projeção elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O lago teve leve alta neste domingo e atingiu 4,64 metros no Cais Mauá, na capital Porto Alegre, segundo a medição do final da tarde. Situação é preocupante em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, entre outros municípios.

Segundo a UFGRS, a principal preocupação do momento é a nova elevação de níveis em função das chuvas e do efeito do vento. Todos os cenários previstos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) para a próxima semana apontam para uma cheia duradoura do Guaíba, e repique com nova elevação dos níveis para acima dos 5 metros.

A Defesa Civil emitiu, na tarde deste domingo (12), alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari. Conforme comunicado, os rios  Caí, Taquari e das Antas já estão em cota de inundação e terão “elevação significativa de seus níveis até segunda-feira (13)”, registrou a ZH.

Em entrevista à rádio Gaúcha no fim da tarde, o coronel Luciano Chaves Boeira, comandante estadual da Defesa Civil, ressaltou a importância das pessoas buscarem permanecer em locais seguros.

A depender da ocorrência das chuvas previstas para as próximas horas e do vento sul, o Guaíba pode superar a marca histórica de 5,33 metros, registrada no último dia 5, há uma semana, e alcançar os 5,5 metros.

Após o fim de semana de chuvas no Rio Grande do Sul, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu novo alerta de riscos hidrológicos e geológicos muito altos no estado para esta segunda-feira (13).

Os alertas se referem as possíveis consequências das fortes chuvas que caíram dos últimos dias, sejam elas de riscos hidrológicos – como inundações e alagamentos – ou geológicos, como deslizamentos de terra e desabamentos.

A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul afetou 447 dos 497 municípios do Estado e causou mais de uma centena de mortes. O desastre climático ainda afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. A chuva também levou o Guaíba ao maior nível já registrado, batendo o recorde de 5m35cm.

Em Pelotas

Imagem

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas