Décio Lima fez o apelo na solenidade de entrega da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Por Misto Brasil – DF
O presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, defendeu a ampliação do acesso a créditos para os micro e pequenos negócios.O apelo aconteceu durante o seu discurso na solenidade de entrega da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), realizada hoje (11) à noite, em Brasília.
Veja a lista de prefeituras que venceram a edição deste ano Assista logo abaixo a solenidade de premiação.
Depois de citar a força econômica do microempreendedorismo, o dirigente lamentou que 88% das pessoas que estão à frente do pequeno negócio não conseguem dinheiro para tocar ou ampliar o negócio.
Para representantes do Congresso Nacional que estiveram presentes no evento, Décio Lima afirmou que é preciso “abrir o sistema de crédito”.
Ele também afirmou que as prefeituras também podem empreender, mas lamentou que as cidades “ainda são o patinho feio” da República. “O que importa é que não desistimos”.
O ministro interino da Microempresa, Tadeu Alencar, sugeriu mais oportunidades para que o pequeno negócio possa fazer exportação de produtos e servi;os.
Segundo ele, apenas 0,9% do que é vendido para o exterior resulta de negócios da microempresa. “Precisamos abrir novas oportunidades”.
Alencar considera que não será possível fazer isso “sem parceiros”. E aproveitou para citar números, como a geração de empregos, criação de novos CNPJs e que 27% do Produto Interno Bruto (PIB) é gerado pelos empresários da pequena empresa.
O prêmio reuniu lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal. O Sebrae recebeu 2,5 mil inscrições.
Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.