El Salvador possui centro de confinamento com 40 mil presos

El Salvador presidente Nayib Bukele Misto Brasil
Presidente Nayib Bukele foi eleito com uma esmagadora maioria/Arquivo/Rede social
Compartilhe:

Com cerca de 6,5 milhões de pessoas, aproximadamente 2% da população do país está presa, a maior taxa de encarcerados do mundo

Por Misto Brasil – DF

O governo de El Salvador anunciou ter transferido nesta terça-feira (11) mais de 2 mil presos para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), na cidade de Tecoluca. A unidade, que tem capacidade para 40 mil detentos, está com lotação quase esgotada.

A operação foi anunciada pelo presidente salvadorenho, Nayib Bukele, empossado em junho passado para um segundo mandato de cinco anos após vencer as eleições presidenciais com 84,65% dos votos válidos.

A unidade fica a 74 km da capital, San Salvador e foi inaugurada em janeiro de 2023, tendo sido um dos principais projetos de Bukele para solucionar o problema das gangues e da violência no país. É a maior unidade prisional do continente americano.

Com cerca de 6,5 milhões de pessoas, aproximadamente 2% da população do país está presa, a maior taxa de encarcerados do mundo, segundo dados nacionais.

Em março de 2022, o Congresso aprovou estado de exceção que suspendeu direitos constitucionais, quando mais de 60 mil pessoas foram presas sem mandados, e o governo acessou a comunicação das pessoas sem autorização da Justiça, anotou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas