Entre as embarcações militares que atracaram no porto de Havana, está o submarino nuclear Kazan, além de um navio-tanque
Por Misto Brasil – DF
Nesta quarta-feira (12), os navios russos chegaram ao porto da capital cubana para uma visita de cinco dias, informou um correspondente da Sputnik.
A moderna fragata russa Admiral Gorshkov entrou na baía de Havana como parte do destacamento da Frota do Norte do país.
Antes do Admiral Gorshkov, entraram o navio-tanque reabastecedor Akademik Pashin e o rebocador de resgate Nikolai Chiker, e logo depois entrou o submarino nuclear Kazan, para completar a flotilha que permanecerá na capital cubana até 17 de junho.
A fragata capitânia, adornada com as bandeiras russa e cubana, foi saudada por 21 salvas de canhão. Marinheiros uniformizados estavam em formação militar enquanto se aproximavam da ilha.
O Ministério das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba anunciou, na quinta-feira (06), que os navios russos chegariam às águas cubanas. A pasta também afirmou que a jornada naval “corresponde às históricas relações de amizade entre Cuba e a Federação da Rússia”.
Navios russos atracam ocasionalmente em Havana desde 2008, quando um grupo naval chegou à ilha, naquela que a mídia estatal descreveu como a primeira visita desse tipo em quase duas décadas.