Agora nomeada de Café Escola Senac Casa de Chá, o atendimento será feito de quarta-feira a domingo, das 10 às 19 horas
Por Misto Brasil – DF
Depois de ficar fechado por vários anos – num abandono inexplicável -, voltou a funcionar o espaço da Casa do Chá, na Praça dos Três Poderes. O local está sendo cuidado pelo Senac, que reabriu o espaço no final da quarta-feira (26) com a participação de autoridades.
Agora nomeado de Café Escola Senac Casa de Chá, passa a ser um ambiente de gastronomia, “que era um sonho de Niemeyer”, disse o diretor Vitor Corrêa. A parceria é com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF).
Além de café-escola, a Casa de Chá funcionará como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de quarta-feira a domingo, sempre das 10 às 19 horas. Mas o atendimento de fato começa a partir deste sábado (28).
Segundo informou a Fecomércio-DF, os turistas e frequentadores poderão experimentar receitas simbólicas, com gastronomia inspirada em ingredientes da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Pantanal.
O cardápio é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães.
O espaço está num prédio semienterrado e com janelas ao longo de toda a sua extensão. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação.
É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Foi decorado com móveis desenhados por designers de Brasília e as peças carregam um conceito modernista como se tivessem sido projetadas desde o princípio para o local.
Outros móveis originais da época, de grandes artistas, foram cedidos pela Aquiles Gallery. As cerâmicas utilizadas também são todas de ceramistas brasilienses, garantindo originalidade e reforçando o conceito autoral da Casa de Chá.