O confronto entre o democrata e o republicano vai se dar num ambiente de regras rígidas, sem plateia e com microfone desligado
Por Misto Brasil – DF
O presidente Joe Biden e o ex-ocupante da Casa Branca Donald Trump fazem na noite desta quinta-feira (27) na rede CNN o primeiro de dois debates na TV da campanha presidencial dos Estados Unidos.
O confronto entre o democrata e o republicano vai se dar num ambiente de regras rígidas, sem plateia, sem possibilidade influência de assessores e com microfone desligado quando o adversário estiver falando.
Boa parte das regras foi feita pedido da campanha de Biden, para evitar a repetição do tenso e caótico debate inaugural da campanha de 2020, quando Biden se cansou das insistentes interrupções de Trump durante suas falas e perguntou irritado: “Você vai calar a boca, cara?”.
Há muita dúvida se um confronto de ideias e comportamentos como o de hoje terá forças para movimentar as preferências de voto num país já polarizado. Embora as últimas pesquisas mostrem um favoritismo do republicano para a disputa de novembro, as pontuações de preferência estão quase estagnadas há meses.
O formato de debate em estúdio de TV não é diferente dos primeiros debates presidenciais televisionados em 1960 entre o então senador. John F. Kennedy e o vice-presidente Richard Nixon.
Houve uma série de quatro debates televisionados entre setembro e outubro de 1960 em um deles, no entanto, Nixon estava em estúdio de Los Angeles e Kennedy em Nova York.