A relação entre Trump e o mercado de criptomoedas

Criptomoedas bitcoin Misto Brasília
As criptomoedas se tornaram um importante mercado de investimento/Arquivo
Compartilhe:

Donald Trump já mencionou a possibilidade de tornar o Bitcoin um ativo de reserva, incorporando-o aos ativos do Federal Reserve

Por Paulo Boghosian – SP

Tivemos um fim de semana bastante movimentado, especialmente com a tentativa de assassinato de Donald Trump. Esse evento teve um impacto significativo no mercado de criptomoedas. Por quê?

Acreditamos que haverá um efeito semelhante ao ocorrido nas eleições de Bolsonaro. Trump já era o favorito para a eleição e agora essa vantagem parece ainda maior.

Se olharmos para os Prediction Markets, como o Poly Market, a probabilidade de vitória de Trump subiu para quase 70%, comparado aos 60% de uma semana atrás. Isso é muito positivo para as criptomoedas, pois Trump é fortemente alinhado com a indústria cripto.

Grupos de lobby próximos a Trump influenciam essa postura. Ele já anunciou que pretende mudar a postura atual dos reguladores americanos, dominada pelo Partido Democrata, principalmente pela ala de Elizabeth Warren, que tem dificultado o crescimento da indústria cripto nos EUA.

É provável que, se eleito, o chefe da SEC, o regulador de valores mobiliários, seja substituído. Trump já mencionou a possibilidade de tornar o Bitcoin um ativo de reserva, incorporando-o aos ativos do Federal Reserve, o que, se concretizado, teria um impacto extremamente positivo para o Bitcoin.

Trump, inclusive, confirmou presença na conferência de Bitcoin na próxima semana, mesmo após o atentado.

Além disso, Larry Fink, CEO da BlackRock, a maior gestora do mundo, fez uma declaração contundente sobre o Bitcoin em um programa da CNBC.

Ele mencionou que, há cinco anos, era cético, mas após estudar o assunto, agora vê o Bitcoin como uma classe de ativos comparável ao ouro. Essa afirmação é extremamente positiva, especialmente para investidores institucionais.

Esses dois eventos – a tentativa de assassinato de Trump e a declaração de Larry Fink – impulsionaram o mercado de criptomoedas, que subiu mais de 5%, incluindo Bitcoin e Ethereum.

Observamos volumes altos de negociação de ETFs de Bitcoin nos EUA hoje. Esses fatores combinados geraram uma performance excepcional no mercado cripto no final de semana e hoje.

(Paulo Boghosian é diretor executivo do TC Pandhora)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas