Paul Kagame está no comando do país há muito tempo e aparentemente controla também os candidatos opositores
Por Misto Brasil – DF
Foi reeleito o presidente Paul Kagame, que controla o governo de Ruanda desde 1994. De acordo com a edição de hoje (17) do jornal local TheNews Times, ele garantiu 99,15% dos votos na eleição que ocorreu entre os dias 14 a 15 de julho.
Os resultados parciais foram divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional (NEC).
O NEC deve anunciar os resultados provisórios até 20 de julho, com os resultados finais esperados para 27 de julho. Kagame disse na terça-feira (16) que a vitória esmagadora é uma demonstração da confiança que os ruandenses têm nele.
Dois únicos candidatos que foram autorizados a concorrer com Kagame nas eleições presidenciais não conseguiram, juntos, atingir 1% do total de votos. Outros candidatos críticos ao regime foram barrados.
Frank Habineza, candidato do Partido Verde Democrático de Ruanda (DGPR), obteve 0,53% dos votos, enquanto o jornalista e candidato independente Philippe Mpayimana, conseguiu apenas 0,32%.
Ambos os candidatos já foram autorizados a enfrentar Kagame nas eleições presidenciais de 2017, quando juntos obtiveram apenas 1,2% do apoio popular, divulgou a Agência DW.
Os resultados anunciados foram de 79% dos votos contabilizados tanto de dentro do país quanto de eleitores da diáspora.
Mais de nove milhões de ruandeses eram esperados para votar na eleição e, de acordo com a NEC, a participação eleitoral foi de 98 por cento.