Parlamento Europeu reelegeu a alemã Úrsula von der Leyen

Lula da Silva e a chefe Comissão Europeia, Ursula von der Leyen Misto Brasília
Lula e a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen/Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe:

A reeleição sela a continuidade da liderança do bloco de 27 países, que enfrenta crises de guerra à imigracão

Por Misto Brasil – DF

Os recém-empossados membros do Parlamento Europeu reelegeram nesta quinta-feira (18) a alemã Ursula von der Leyen para um segundo mandato de cinco anos como presidente da Comissão Europeia.

Foram 401 votos a favor, 284 contra e 15 abstenções. Ela precisava de uma maioria de pelo menos 361 votos dos 720 assentos do parlamento para ser reeleita.

A reeleição sela a continuidade da liderança do bloco de 27 países, que enfrenta crises que vão desde a guerra na Ucrânia até mudanças climáticas, migração, falta de moradia e alta no custo de vida.

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia, com sede em Bruxelas. Tem a função tanto de apresentar propostas como de executar o que é aprovado pelo Parlamento Europeu, como leis e orçamento. É composta por comissários de cada país do bloco e um presidente.

Von der Leyen levantou os dois punhos em sinal de vitória enquanto a presidente do parlamento, Roberta Metsola, anunciou o resultado. “Mais cinco anos. Não tenho palavras para expressar o quanto sou grata pela confiança de todos os deputados que votaram em mim”, disse ela na rede social X (antigo Twitter).

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, foi rápido em enviar suas felicitações pelo X, chamando a reeleição de von der Leyen de “um sinal claro de nossa capacidade de agir na União Europeia, especialmente em tempos difíceis”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas