Kamala Harris poderá ser confirmada como candidata dos democratas às eleições dos Estados Unidos em novembro
Por misto Brasil – DF
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na tarde deste domingo (21) que desistiu de disputar a reeleição e declarou que apoia que sua vice, Kamala Harris, assuma a cabeça da chapa como candidata democrata à Presidência.
A desistência ocorre após semanas de pressão sobre o presidente. Biden vinha enfrentando cada vez mais pedidos públicos de membros do seu próprio partido para deixar a disputa, que tiveram como gatilho o desempenho desastroso do presidente contra seu rival republicano Donald Trump em um debate no final de junho.
Desde então, Biden, de 81 anos, vinha sendo alvo de questionamentos sobre sua capacidade de continuar liderando a campanha democrata e vencer o pleito em novembro.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden em um comunicado publicado neste domingo na rede X.
“Falarei à nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.”
Após a decisão ser anunciada, diversos membros do Partido Democrata saudaram a decisão, chamando Biden, de 81 anos, de “patriota” e “herói”. Mas nem todos declararam – por enquanto – apoio à decisão de Biden de endossar sua vice, Kamala Harris, como substituta na cabeça da chapa democrata.
Os elogios a Biden partiram de figuras como Barack Obama, o casal Bill e Hillary Clinton, e figuras influentes do partido como a ex-deputada Nancy Pelosi, a governadora Gretchen Whitmer e o senador Chuck Schumer.
Em comunicado, o ex-presidente Barack Obama – sob o qual Joe Biden serviu como vice-presidente entre 2009 e 2017 – elogiou a decisão do atual ocupante da Casa Branca e o chamou de “patriota”.
“Joe Biden foi um dos presidentes mais importantes dos Estados Unidos, além de um amigo e parceiro querido para mim. Hoje, também fomos lembrados – mais uma vez – de que ele é um patriota da mais alta categoria“, disse Obama, que, segundo a imprensa americana, estava entre os democratas que, nos bastidores, vinham fazendo pressão pela desistência.
Kamala Harris pode ser a candidata
Após o anúncio, Kamala Harris disse que estava honrada com o apoio de Biden e que vai fazer de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar o republicano Donald Trump.
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. (…)
Com este ato altruísta e patriótico, o presidente Biden está fazendo o que sempre fez ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo. (…)
Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. (…) Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua agenda extremista Projeto 2025″.