Os dados referentes a 2023 são da Associação Brasileira de Proteína Animal. No ano anterior, a média per capita era de 37 quilos
Por Misto Brasil – DF
O consumo per capta de carne de frango no país chegou a 45,1 quilos no ano passado, segundo divulgou hoje (24) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em 2009, o consumo individual no Brasil era de 37,5 quilos por ano, mas vem crescendo a cada ano.
Um dos grandes atrativos da carne de frango é o seu valor nutricional. Trata-se de um alimento rico em proteínas de alta qualidade e que fornece todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita, segundo a USDA National Nutrient Database.
O Paraná é o maior produtor e exportador de aves e derivados, sendo responsável por cerca de 36% da produção nacional, além de 42% do volume de exportações do segmento.
O diretor associado de marketing LatCan, Cassiano Marcos Bevilaqua, explica que a produção de frango possui um ciclo significativamente mais curto e econômico comparado a outras proteínas animais.
Segundo ele, um frango consome cerca de 1,5 quilos de ração para cada quilo de carne produzida, levando aproximadamente 42 dias para atingir o peso ideal de abate. O prazo é bem inferior ao da produção de suínos e bovinos, que têm ciclos de produção muito mais longos e menos eficientes.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Roberto Kaefer, destaca que os mercados nacional e internacional estão atentos às vantagens e ao custo-benefício da carne de frango.
“Além do consumo interno, o produto brasileiro tem compradores em diversos países, em especial na Ásia e Oriente Médio, que são locais com grande demanda em função de questões religiosas e culturais”.