Série sobre o Maranhão – indicadores positivos na economia

Maranhão atendimento na saúde Misto BRasil
A saúde é uma área prioritária na atual administraçào estadual/Gov do Maranhão
Compartilhe:

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da FGV Ibre revelou que 919.917 pessoas saíram da pobreza no estado

Conteúdo especial

O Maranhão tem alcançado indicadores positivos tanto na área social quanto na econômica, demonstrando a eficiência das políticas públicas desenvolvidas nos últimos dois anos sob a liderança do governador Carlos Brandão.

Mesmo diante dos inúmeros desafios, o estado não para de avançar em áreas historicamente críticas, como a redução da pobreza e do analfabetismo.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, revelou que 919.917 pessoas saíram da pobreza no estado entre 2021 e 2023.

O dado representa um marco histórico e coloca o Maranhão como o segundo estado do Nordeste com a maior redução percentual e o terceiro em números absolutos, atrás apenas de Bahia (1.425.740) e Pernambuco (1.096.120).

“Estamos felizes pelos avanços alcançados, mas reconhecemos os desafios que ainda enfrentamos”, declarou o governador Carlos Brandão.

“Por isso, vamos seguir investindo em políticas que garantam o acesso a direitos fundamentais, como a educação, a geração de emprego e renda, a regularização fundiária e o fortalecimento da indústria no Maranhão. Sem deixar, é claro, de oferecer programas de combate à insegurança alimentar e cuidar da defesa dos povos tradicionais”, complementou.

Maranhão governador Carlos Brandão Misto Brasil
Governador Carlos Brandão está otimiosta com os resultados do estado/Gov do Maranhão

Na educação, o Maranhão apresentou a maior variação de crescimento do país, saltando da 23ª posição, em 2019, para a 10ª, em 2023, superando meta projetada para o ano de 2026.

Os dados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) em relação a alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino do Fundamental da Rede Pública. Entre os estados do Nordeste, o Maranhão figurou entre os três melhores desempenhos, ao lado de Ceará e Pernambuco.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a notícia é motivo de entusiasmo e mostra que o modelo municipalista é o caminho a ser mantido para trazer ainda mais avanços para o Maranhão.

“O avanço na alfabetização de crianças é fruto de um trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e outras instituições.

Os dados apresentados pelo MEC confirmam que as ações realizadas no estado estão produzindo resultados animadores. Reafirmamos o nosso compromisso com a alfabetização de todos, para que juntos possamos melhorar, cada vez mais, os nossos indicadores educacionais”, comentou.

Na área da saúde, o Maranhão superou a meta de cirurgias do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNFR), de 19.392 procedimentos pactuados pelo Ministério da Saúde.

De março a dezembro de 2023, foram realizados 26.776 cirurgias e procedimentos, sendo 20.059 (103,4%) na rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e outras 6.717 cirurgias pelos municípios.

“Das 28.257 cirurgias pactuadas com o governo federal e municípios, mais de 26 mil foram efetuadas até dezembro de 2023 e, em janeiro deste ano, os procedimentos continuaram”, assegurou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

“Além disso, o Governo do Estado realizou mais de 290 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares no ano passado. Continuamos trabalhando, sob a gestão do governador Carlos Brandão, para ampliar o número de cirurgias eletivas no estado e continuar cuidando do povo maranhense”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas