A previsão é do líder do governo, Robério Negreiros. Os deputados distritais retomam o trabalho após o recesso nesta quinta-feira
Por Misto Brasil – DF
Na quinta-feira (01) a Câmara Legislativa retoma os trabalhos no plenário. Está marcada para às 15 horas uma sessão que vai marcar o início do segundo semestre no Legislativo.
Ao contrário das assembleias legislativas nos estados, a CLDF não será impactada pelas eleitores de outubro. A previsão é que os trabalhos acontecem normalmente até dezembro, quando deverá ser votado o Orçamento de 2025.
Nos próximos meses, contudo, os deputados distritais devem definir a composição da nova Mesa Diretora para os próximos dois anos. A eleição interna deverá acontecer até o final do ano com dois novos cargos de secretários.
O líder do governo, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), garantiu que o foco nesse semesre é a aprovação e aperfeiçoamento dos projetos que visem a melhoria na vida da população do DF”.
O parlamentar garantiu que o principal projeto a ser analisado é o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), “um importante normativo para o desenvolvimento econômico e social da cidade de forma sustentável”.
O plano é o instrumento básico da política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território do Distrito Federal.
Na primeira audiência sobre o projeto, no final de junho, mais de 300 pessoas estiveram no auditório do Museu Nacional da República.
As organizações socioambientais destacaram a necessidade de observar pontos sobre a proteção do meio ambiente.
O plano atual é de 2009 e há necessidade de revisão a cada 10 anos. Essa última teve início em 2009, mas, devido à pandemia, foi interrompida. Para a nova proposta, ainda não foi apresentada a proposta do governo distrital que será encaminhada para a Câmara Legislativa, que deverá promover novos debates.