O fato chamou a atenção porque os dois países estão divididos desde 1953 e os coreanos não aparecem juntos
Por Misto Brasil – DF
Uma selfie em que aparecem atletas das Coreias do Norte e do Sul dividindo um pódio nosJogos Olímpicos de Paris viralizou por sua peculiaridade: geralmente os coreanos do norte e do sul não convivem, muito menos aparecem em fotos juntos, devido às imposições do regime do Norte.
A foto foi tirada nesta terça-feira, na cerimônia de premiação do tênis de mesa e ganhou projeção por marcar um momento de união em meio a uma nova escalada de tensões na fronteira dos dois países, conforme divulgou a Agência DW.
Ginastas da Coreia do Norte e do Sul também fizeram tiram uma selfie juntas.
Lim Jonghoon e Shin Yubin, da Coreia do Sul, ficaram com o bronze na disputa de duplas mistas do tênis de mesa. Ri Jong Sik e Kim Kum Yong, da Coreia do Norte, terminaram em segundo lugar. Os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha ganharam o ouro e convidaram os rivais para a foto.
“Eu os parabenizei quando foram apresentados como medalhistas de prata”, disse o sul-coreano Lim à mídia após a cerimônia de premiação. As emissoras da Coreia do Sul exibiram repetidamente vídeos da selfie, com muitos comentaristas refletindo sobre o significado do momento.
Jornais locais disseram que a cena “é o verdadeiro espírito dos Jogos Olímpicos”. Um usuário da rede social Naver disse que “é bom ver os atletas norte e sul-coreanos sorrindo juntos”, enquanto outro expressou preocupação. “Espero que nenhum atleta norte-coreano seja prejudicado por essa foto”, escreveu.
As duas Coreias estão divididas desde a Guerra da Coreia, que ocorreu de 1950 a 1953. Ambos os Estados são separados por uma zona desmilitarizada, mas um tratado de paz definitivo nunca foi assinado.
A tensão entre os países aumentou em 2023, após Seul suspender parcialmente um acordo militar, em resposta ao lançamento de um satélite espião pelo regime de Pyongyang.