Com os potenciais existentes no estado, o Maranhão obteve crescimento na movimentação turística, na comparação entre 2022 e 2023
Conteúdo especial
Os investimentos em obras rodoviárias só aumentam e o Maranhão comemorou no último ano a inauguração da MA-211, que liga os municípios de Central e Bequimão. A estrada era esperada há mais de meio século e agora interliga 10 municípios, melhorando a vida de mais de 150 mil pessoas.
Outro êxito alcançado foi a entrega da BR-226 realizada pelo Governo Federal com o bom diálogo desenvolvido com a esfera estadual. Foram inaugurados 100 km de pavimentação asfáltica ligando o povoado Baú (território do município de Timon) à cidade de Caxias.
Leia – Série sobre o Maranhão – indicadores positivos na economia
Leia – Série sobre o Maranhão – PIB teve o maior crescimento do Nordeste
Leia – Lençóis Maranhenses agora é patrimônio da humanidade
Com os potenciais existentes no estado, o Maranhão obteve crescimento na movimentação turística, na comparação entre 2022 e 2023.
De acordo com o Observatório do Turismo do Maranhão, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, registrou em 2022, 47.172 desembarques, número que no ano passado subiu para 77.330, o que corresponde a um crescimento de 39%.
Esse interesse pelo Maranhão é fomentado por investimentos da gestão estadual nas manifestações culturais do estado. Em 2023, o governo estadual realizou o Maior São João do Mundo, uma programação com quase 60 dias de festa.
Com ampla segurança e nenhuma grave ocorrência registrada pelo Sistema de Segurança Pública, a festança junina em 2023 garantiu 100% de ocupação na rede hoteleira e mais de 4.500 empregos formais registrados pelo Caged, além da geração de 16 mil empregos informais.
Dados das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Segurança Pública (SSP) apontam que investimento estadual da ordem de R$ 55 milhões no São João do Maranhão 2023 gerou a injeção de RS 270 milhões na economia local. Programas sociais como o Mais Renda e Minha Renda também foram protagonistas da festa no ano passado, e os beneficiários dos dois programas garantiram mais de R$ 12 milhões em faturamento.
Outro grande sucesso de público foi o Carnaval do Maranhão 2024. Sem ocorrências policiais registradas e com total clima de paz e alegria, a festa carnavalesca lotou hotéis e pousadas, gerando 96% de ocupação hoteleira, com mais de 3 milhões de pessoas ocupando os circuitos Beira Mar e Litorânea durante o carnaval.
Avanços seguem na área da segurança pública
De forma inédita, o Governo do Estado realizou investimentos em mais de 100 obras da Segurança Pública, entre delegacias, batalhões, unidades da Perícia Oficial, Academia de Polícia Civil e várias outras.
Foram convocados 750 novos policiais militares do último concurso público e feito o anúncio de concurso público tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para a Polícia Civil e a Perícia Oficial.
Todo esse conjunto de investimentos tem resultado em expressivos resultados para maior segurança da população, como atestam dados do Mapa da Segurança Pública 2024, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em que o Maranhão figura como o segundo estado do Nordeste que mais reduziu tentativa de homicídios.
Além disso, no Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, o Maranhão também aparece como segundo melhor estado do Nordeste no quesito Segurança Pública, tendo saltado da 14ª para a 7ª posição no cenário nacional.
Os investimentos também alcançam as ações de ressocialização nas unidades prisionais do estado. Atualmente, o Maranhão é referência para outros estados.
Em 2023 conquistou o primeiro lugar na categoria Ranking Prisional com o selo de qualificação ouro concedido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Além disso, o sistema prisional maranhense também possui a marca de ter sanado o problema de superlotação, situação reconhecida em Levantamento de Informações Penitenciárias da Senappen também em 2023.
São vários avanços obtidos e reconhecidos em diversas áreas que mostram que nos últimos anos o Maranhão tem trilhado um caminho para o desenvolvimento em todas as áreas, sendo um dos estados que mais cresce em oportunidades no país.