Em janeiro devem começar os treinamentos do empreendimento que podem coriar até 900 empregos diretos no Distrito Federal
Por Misto Brasil – DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Intel Corporation, empresa multinacional do setor tecnológico, assinaram uma Carta de Intenções Não Vinculante (LOI) para a instalação de um data center.
A estimativa é criar de 800 a 900 empregos diretos.
O acordo envolve a assinatura da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), por meio de sua subsidiária Biotic S/A., que está à frente do Parque Tecnológico de Brasília, e da Intel Corporation, gigante global do setor tecnológico presente no Brasil desde 1997.
Segundo o protocolo de intenções, a Intel pretende trabalhar a capacidade de processamento em larga escala de inteligência artificial (IA), soluções de nuvem para processamento seguro de dados governamentais, entre outras atividades.
A empresa se compromete a financiar os recursos internos necessários para o desenvolvimento do projeto.
A empresa também se encarregará da criação de um estudo de caso para descrever os resultados e benefícios potenciais da colaboração.
O Distrito Federal e a Biotic S/A. fornecerão suporte técnico e acesso às informações e locais necessários para a realização do projeto.
“Queremos trazer o primeiro Data Center da Intel no Brasil para o Distrito Federal. A partir de janeiro poderemos ter cursos preparatórios para que, na sequência, o Data Center seja instalado”, detalha o representante da Intel no Brasil, Ricardo Pimentel.
O governador Ibaneis Rocha disse que “esperamos que essa carta de intenções possa gerar um ambiente de negócios dinâmico e inovador para o DF, consolidando a nossa cidade como um importante hub tecnológico na América do Sul”, disse.
O presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, garantiu que “oferecemos um espaço físico para ocupação da Intel lá no Biotic. Eles vão poder instalar um laboratório dentro do Parque”.