Segurança da usina nuclear ucraniana de Zaporíjia está se deteriorando

Usina nuclear ucraniana de Zaporíjia Rússia Misto Brasil
Detalhe da usina nuclear ucraniana de Zaporíjia/Reprodução X/Ucrânia
Compartilhe:

O Kremlin havia acusado a Ucrânia, sem apresentar provas, de planejar um ataque a Zaporíjia para depois atribuir a culpa à Rússia

Por Misto Brasil – DF

A segurança da usina nuclear ucraniana de Zaporíjia está se deteriorando, alertou a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) neste sábado (17) após um ataque por drone atingir uma estrada entre os dois principais portões da infraestrutura.

Maior usina nuclear da Europa, Zaporíjia já é monitorada in loco por observadores da IAEA. Ela está fechada, mas precisa de energia de fora para manter seus reatores nucleares resfriados e evitar que colapsem.

Mais cedo, o Kremlin havia acusado a Ucrânia, sem apresentar provas, de planejar um ataque a Zaporíjia para depois atribuir a culpa à Rússia.

“Estamos vendo outra onda de propaganda insana russa sobre supostos planos ucranianos para usar ‘bombas sujas’ ou atacar usinas nucleares. Nós oficialmente refutamos essas falsas alegações”, afirmou um porta-voz do Ministério do Exterior ucraniano.

A acusação russa e o ataque a Zaporíjia vêm em um momento em que a Ucrânia avança sobre o território russo na fronteira com o nordeste do país, em uma ação inédita. A incursão das tropas de Kiev em Kursk, região russa que também abriga uma usina nuclear, já entrou em sua segunda semana.

Mais cedo neste sábado, a Rosatom, agência nuclear da Rússia, também havia alertado a IAEA para a situação de risco na usina nuclear de Kursk e a piora da situação na usina nuclear de Zaporíjia, que está há mais de dois anos ocupada por tropas russas.

Segundo a agência russa de notícias Interfax, o chefe da Rosatom, Alexei Likhachev, convidou o diretor-geral da IAEA, Rafael Grossi, a ir pessoalmente à cidade de Kurchatov, em Kursk, para inspecionar a usina, informou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas