A mais nova região administrativa urbana do país é integrada por 11 municípios de Goiás, que somam 1,9 milhão de habitantes
Por Misto Brasil – DF
Foi criada a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, composta por 11 municípios. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estística (IBGE), que atualizou os recortes metropolitanos e aglomerações urbanas.
Atualmente, das 27 unidades da federação, quatro não possuem regiões metropolitanas.
A região foi criada porque não existia anteriormente como recorte legal. A região é integrada por 11 municípios, que somam 1,9 milhão de habitantes. Veja o quadro e o mapa logo abaixo.
Leia – Veja os nomes dos candidatos a prefeitos na região do Entorno do DF
De acordo com um boletim sobre a criação da região metropolitana, elaborado pelo governo de Goiás, os desafios enfrentados pela região não se limitam apenas à mobilidade urbana.
“Com base em evidências teóricas e empíricas presentes na literatura, foram identificados os principais benefícios econômicos gerados por uma governança metropolitana a longo prazo, dentre os quais se destaca o aumento da produtividade e da geração de renda”.
O documento afirma também que a maioria dos municípios da Região Metropolitana possui um Produto Interno Bruto (PIB) per capita inferior à média estadual e sua economia possui grande dependência da administração pública.
O pesquisador do IBGE, geógrafo Paulo Wagner, disse que as “regiões metropolitanas são recortes territoriais muito dinâmicos, sempre tem criação, extinção ou modificação de regiões metropolitanas de um ano para o outro”, acrescenta .
Existem atualmente no Brasil 77 regiões metropolitanas. O estado com maior número de regiões metropolitanas é Santa Catarina (14), seguido pela Paraíba (12) e São Paulo (9).
Somente os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul possuem territórios organizados com Aglomerações Urbanas, sendo uma no Estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.
De acordo com o IBGE, as Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides), são definidas como regiões administrativas que abrangem diferentes unidades da federação.
As Rides são criadas por legislação específica, na qual os municípios que as compõem são elencados, além de definir a estrutura de funcionamento e os interesses das unidades político-administrativas participantes.