Ministro dinamarquês disse que os líderes europeus precisavam parar de falar sobre restrições ao uso de armas
Por Misto Brasil – DF
O exército ucraniano tem a bênção da Dinamarca para usar caças F-16 fornecidos pelo pais para atacar o território russo, incluindo a região de Kursk, disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, neste sábado (31).
No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, disse que as forças armadas ucranianas tinham o direito de atacar o território russo usando armas fornecidas pela Dinamarca.
“Não estamos colocando restrições aos F-16s. Tem que estar de acordo com a lei internacional. Nós demos esses jatos sem restrições [além] da lei internacional”, disse Mette Frederiksen em uma sessão do Fórum GLOBSEC.
Ele foi perguntada se a incursão terrestre na região de Kursk pelas forças ucranianas estava incluída nas declarações anteriores da Dinamarca sobre o uso dos jatos.
Frederiksen disse que os líderes europeus precisavam parar de falar sobre restrições ao uso de armas pela Ucrânia. Ela também pediu aos Estados-membros da UE que aumentassem os gastos com defesa para que a Europa pudesse ser responsável por sua própria segurança.
A Dinamarca e a Holanda estavam entre os primeiros países a concordar em fornecer caças F-16 para a Ucrânia. A Casa Branca confirmou que Kiev receberia jatos de fabricação americana de outros países assim que os pilotos ucranianos concluíssem seu treinamento.