Feriadão da Independência começa na sexta com os pontos facultativos

Palácio do Buriti Distrito Federal Misto Brasil
Palácio do Buriti é a sede do governo do Distrito Federal/Jorge Cyry/Misto Brasil
Compartilhe:

O governo do Distrito Federal foi o primeiro a decretar a folga. A Câmara também vai seguir com a folga, assim como a justiça e o Senado

Por Misto Brasil – DF

A Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Câmara Legislativa e o Tribunal de Contas do Distrito Federal devem seguir o Governo do Distrito Federal e decretar ponto facultativo na sexta-feira (06).

Com esta folga, a maioria dos servidores públicos vai engatar um feriadão do Dia da Independência de três dias. No governo federal, o Ministério de Gestão ainda não definiu se haverá folga antecedendo o feriado nacional que cai no sábado(07).

Leia – comércio de rua e shopping estarão abertos no sábado, Dia da Independência

O ponto facultativo nas repartições públicas do Distrito Federal foi divulgado hoje (03) à tarde na edição extra do Diário Oficial do DF.

De acordo com o decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a folga não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária

Também estão fora, a comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte.

E a força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022, que deverão seguir as instruções das respectivas chefias.

No comércio, o funcionamento será normal na sexta-feira e também no sábado. O comércio de rua e os shoppings abrem no sábado, de acordo com as convenções coletivas formalizadas entre as categorias de trabalhadores e os patrões.

O feriadão no serviço público acaba facilitando o comércio. Muitos servidores têm o tempo livre para compras ou viagens de turismo no Entorno do Distrito Federal ou para outras regiões do país.

Os feriados prolongados e pontos facultativos devem injetar R$ 74,3 bilhões no Turismo brasileiro em 2023.

É o que estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em relatório divulgado em janeiro do ano passado.

Em 2022, segundo o Ministério do Turismo, os feriados prolongados e pontos facultativos resultaram em pelo menos 12 milhões de pessoas viajando pelo país.

Não foi contabilizado as festas de fim de ano, que ultrapassou a marca de 9,7 milhões de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado.

As pausas ao longo do ano também foram responsáveis por aumentar a ocupação hoteleira nos principais destinos do país, que chegaram a índices acima dos 90%.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas