Entre as atribuições da nova secretaria estão a formulação de políticas públicas, a criação de estratégias e programa, e a realização de estudos e pesquisas
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal passa a ter oficialmente uma Secretaria Extraordinária de Proteção Animal. A criação da pasta foi publicada no Diário Oficial do governo distrital e a chefia será do delegado da Polícia Civil Ricardo Villafane Gomes.
A secretaria será responsável por desenvolver políticas públicas, criar programas, e implementar projetos voltados aos direitos e ao bem-estar dos animais, com foco principal em cães e gatos.
Entre as atribuições da nova secretaria estão a formulação de políticas públicas, a criação de estratégias e programa, e a realização de estudos e pesquisas.
Além disso, a secretaria coordenará parcerias com órgãos e entidades voltadas para a defesa dos animais, além de gerir acordos, convênios e contratos relacionados ao manejo populacional, vacinação, atendimento clínico veterinário e reabilitação de animais vítimas de maus-tratos.
A criação da pasta foi possível com apresentação de uma proposta do deputado distrital Daniel Donizet (MDB).
“Este é um passo crucial para o DF, que se une a outras regiões do país que já reconhecem a importância dessa causa”, comentou o parlamentar.