Os americanos estão se preparando para o possível colapso das negociações de cessar-fogo em meio a temores de um fracasso
Por Misto Brasil – DF
Os militares dos Estados Unidos estão se preparando para o possível colapso das negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em meio a temores de que seu fracasso possa desencadear um conflito regional mais amplo, escreveu o Financial Times.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sugeriu na quinta-feira (05) que os EUA vão “nos próximos dias” compartilhar com Israel e o Hamas “nossos pensamentos sobre exatamente como resolver as questões pendentes restantes“, acrescentando que caberia então “às partes decidir sim ou não”.
O chefe do Estado-Maior Conjunto norte-americano, general Charles Q. Brown Jr., disse ao jornal britânico que “[Eu] penso sobre… [se] as negociações estagnarem ou pararem completamente, como isso impactará a tensão na região e as coisas que precisamos fazer para estarmos preparados caso isso mude”.
Falando durante uma viagem para uma reunião do grupo de contato da Ucrânia na Alemanha, Brown disse que estava avaliando como os atores regionais responderiam ao fracasso das negociações, “e se eles aumentariam qualquer tipo de atividade, o que potencialmente seguiria um caminho de erro de cálculo e causaria […] ampliação do conflito”.