Ministro Paulo Rangel disse na Itália disse que o bloco europeu deveria estar comprometido com quaisquer negociações
Por Misto Brasil – DF
O Ministério das Relações Exteriores de Portugal diz estar “muito envolvido” no processo para entrada da Ucrânia no bloco europeu, pedindo à União Europeia (UE) que comece a se preparar para sua eventual inclusão, escreve a Bloomberg.
Em uma entrevista à margem do Fórum Ambrosetti, uma conferência realizada no norte de Itália, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, disse que Lisboa está “muito envolvida no processo de ampliação“.
“Precisamos nos preparar para receber a Ucrânia na UE quando isso for possível”. Esse processo, acrescentou o ministro, “exigirá uma reforma financeira e institucional da qual devemos cuidar imediatamente”.
Enquanto pedia negociações em direção a um processo de paz, Rangel afirmou que, em sua visão, “a incursão da Ucrânia na região de Kursk, na Rússia, mudou claramente a percepção do equilíbrio da guerra“.
No início do ano, o ministro afirmou que o bloco europeu deveria permanecer comprometido com sua política de que quaisquer negociações sobre o fim do conflito deveriam ser lideradas pelo governo em Kiev.