O desempenho de agosto marcou a terceira alta mensal do indicador em quatro meses e foi puxado por cinco categorias
Por Misto Brasil – DF
As vendas no varejo subiram 1,2% em agosto ante julho, descontada a inflação, puxadas mais uma vez pelo desempenho de produtos alimentícios, afirmou a empresa de meios de pagamento StoneCo nesta quarta-feira (11).
Na comparação com agosto do ano passado, o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo apurado junto aos comerciantes credenciados à plataforma da empresa, apontou alta de 2,5% nas vendas do varejo.
O desempenho de agosto marcou a terceira alta mensal do indicador em quatro meses e foi puxado pelas categorias hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram crescimento de 5,1%.
“Embora os números sejam positivos, a volatilidade do setor de Produtos Alimentícios, que explica boa parte da alta do mês, ainda torna conclusões sobre o restante do ano precipitadas”, afirmou o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Entre os segmentos econômicos monitorados pelo índice, houve queda de vendas em agosto ante julho em material de construção (-1,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e móveis e eletrodomésticos (-0,3%), anotou o InfoMoney.


