Em nota, a empresa informou que as condições de estabilidade da estrutura seguem inalteradas e que executa um plano de ação
Por Misto Brasil – DF
A companhia siderúrgica Vale identificou trincas superficiais na barragem Forquilha III, na mina de Fábrica, em Ouro Preto, em Minas Gerais.
Em nota, a empresa informou que as condições de estabilidade da estrutura seguem inalteradas.
Após a identificação das trincas, a Vale disse que está conduzindo verificações adicionais na barragem, que mantém os órgãos públicos competentes informados, e que executa um plano de ação para investigação e correções, conforme necessário.
“A Vale mantém seus compromissos de avançar na descaracterização da estrutura e de buscar a redução de seu nível de emergência“, disse a nota.
De acordo com a empresa, o protocolo de emergência em nível 3 para a barragem Forquilha III foi ativado em 2019, quando ocorreu a evacuação da Zona de Autossalvamento (“ZAS”), que segue sem a presença de pessoas e animais de criação.
“A Companhia continuará acompanhando de forma diligente o desempenho de segurança da barragem Forquilha III e seguirá com ações para estabelecer níveis satisfatórios de segurança e estabilidade à estrutura até que sua descaracterização seja finalizada”.