A cantora goiana vai cantar na Casa Thomas Jefferson músicas de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Bessie Smith e Dinah Washington
Por Misto Brasil- DF
Será no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson(706/906 Sul) a apresentação da cantora Cláudia Vieira. No show gratuito “Diva do Jazz” a artista se apresenta uma única vez pontualmente às 20 horas na sexta-feira (20). O ingresso precisa ser retirado com antecedência.
No repertório, obras de cinco cantoras que na avaliação da artista viveram a música de de forma intensa, visceral e apaixonada. Na lista estão Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Bessie Smith e Dinah Washington.
São artistas que desafiaram os preconceitos e a discriminação por serem mulheres, pobres e pretas. Tudo isso num cenário do começo do século passado.
Algumas delas, como Dinah Washington, iniciaram na Igreja Batista, influenciada pelo gospel e pelas rígidas “normas” paternas.
Ella Fitzgerald cantava com doçura e alegria, como se o palco fosse o templo que a levasse para longe de todo sofrimento para ser feliz.
Nina Simone era forte, resiliente, destemida, engajada e ativa nas lutas contra o racismo e o preconceito. Ela cantou no velório de Martin Luther King, enfrentava o mundo, mas sofria violência e abuso do marido, em casa.
Nascida na capital Goiânia, Cláudia Vieira iniciou a trajetória musical na infância. Em 2001, gravou o primeiro CD solo, intitulado Sobretudo Encontros.
Com esse trabalho, dentre outras razões, concorreu ao Prêmio Caras de Música com a composição “Triste Papel”, de João Caetano/Otávio Daher, e teve canções inseridas na programação da Rádio Expresso 2222, do cantor Gilberto Gil.