Este foi o segundo grande incêndio após 15 dias e há suspeitas de que o fogo possa ter sido criminoso
Por Misto Brasil – DF
O incêndio florestal no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi controlado após quatro dias. Neste momento, há um trabalho de checagem para verificar pontos de ignição de novos focos de fogo.
Este foi o segundo grande incêndio após 15 dias e há suspeitas de que o incêndio possa ter sido criminoso. Testemunhas relataram que antes desse incêndio foram vistos clarões provocados por lanternas no local do princípio do fogo.
Leia – novo incêndio de grandes proporções no Parque dos Veadeiros
No primeiro incêndio, foram queimados 9 mil hectares de vegetação. Neste novo incêndio, ainda não foi revelado o tamanho da área queimada.
Nesta etapa, 100 pessoas ajudaram neste trabalho entre bombeiros, brigadistas e voluntários. Também foram usadas dois aviões e dois helicópteros, que facilitaram o acesso dos brigadistas nas regiões mais distantes e de difícil acesso.
O Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pelo parque, informou que os pontos de convergência turísticos não foram afetados. Os prejuízos para a fauna e flora são incalculáveis.
Como é o parque e sua função
Protegendo uma área de 240.611 hectares de Cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.
De acordo com o ICMBio, o parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.