Ele foi confirmado pelo conselho de administração que alterou também outras diretorias. Eduardo Bartolomeo deixará o cargo
Por Misto Brasil – DF
A Vale informou que o seu conselho de administração aprovou a data de 1º de outubro para início do mandato do próximo presidente, Gustavo Pimenta.
O executivo, que possui mais de 20 anos de experiência nos setores financeiro, de energia e mineração, foi escolhido após um processo de seleção, que envolveu padrões internacionais de governança corporativa.
O mandato do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, será encerrado no próximo dia 30 de setembro.
A Vale também informou que o conselho de administração aprovoua nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual diretor global de Controladoria, para a posição de vice-presidente executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores da Vale, com início em 1º de outubro e término até 31 de dezembro de 2024.
A antecipação da sucessão entrou no radar dos acionistas da companhia após o processo de escolha do substituto ter sido antecipado em cerca de dois meses.
No cronograma oficial da empresa, divulgado em maio, o nome do sucessor só seria fechado no fim de outubro para anúncio no Vale Day, em 3 de dezembro. Bartolomeo ainda ficaria no cargo até o fim de dezembro.
Conforme antecipou o Estadão, o conselho de administração entendeu não haver motivos para manter “dois presidentes” simultaneamente no comando da empresa por tanto tempo.
Colocou na mesa a discussão de antecipar a substituição seguindo a mesma lógica: dois meses antes do inicialmente previsto, ou seja, em outubro.