Primavera chegou, mas o tempo continua quente e sem chuva

Primavera flores Brasília Torr de tV Misto Brasília
A Primavera é o tempo de flores, mas também de outras alterações no ambiente/Arquivo
Compartilhe:

Até quinta-feira (26), de acordo com o Inmet, não há previsão de chuva. O tempo deve ser com altas temperaturas e umidade baixa

Por Misto Brasil – DF

Neste domingo (22), às 9h44, ocorreu o Equinócio de Primavera. O fenômeno marca a chegada da primavera no Hemisfério Sul. É quando também se inicia o outono no Hemisfério Norte.

A chegada da estação não alterou o período quente e de seca que persiste por 152 dias no Distrito Federal. Pelo menos nos próximos dias não há previsão de chuva e muita gente imagina que um novo do tempo pode ser quebrado.

É que em 1963 foi o período de maior seca na capital federal. Foram 163 dias sem chuva.

Hoje a tendência é de mais tempo quente com os termômetros chegando a 33 graus, segyndo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade do ar seguirá em baixa, com 15% nas horas mais quentes. O alarta é laranja, portanto, de muito perigo.

Para segunda-feira (23), continua a nevoa seca, com poucas nuvens. A temperatura máxima deve ficar em 30 graus e a umidade em 20%, com a intensidade do vento de fraco a moderado.

Até quinta-feira (26), de acordo com o Inmet, não há previsão de chuva. O tempo deve ser o mesmo, com altas temperaturas e umidade baixa.

Primavera e equinócio

Do ponto de vista técnico, a Primavera não necessariamente coincide com a sua data oficial. No ano de 2014, o seu início correto, segundo o portal Climatempo, foi às 23h29 do dia 22 de setembro. Em 2022, a estação teve início às 22h04 do dia 22 de setembro.

O equinócio nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.

A Primavera provoca diferentes efeitos sobre diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido.

No Brasil, por exemplo, a primavera pode se dar de maneira distinta da tradicional, com ocorrência de baixa umidade e aumento de temperatura em algumas regiões.

É também durante a primavera que o fenômeno do El Niño se manifesta aqui, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no Norte e Nordeste, ensina o site Brasil Escola.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas