As tropas israelitas invadiram o Líbano, no que os militares israelitas chamam de uma operação terrestre “limitada”
Por Misto Brasil – DF
O Irã lançou um ataque com mísseis contra Israel – o exército israelense diz que cerca de 180 mísseis foram disparados, a maioria dos quais foram interceptados
Um homem palestino foi morto na Cisjordânia ocupada durante o bombardeio, e uma escola no centro de Israel e um restaurante em Tel Aviv foram atingidos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyau, diz que o Irã “cometeu um grande erro esta noite e vai pagar por isso”.
Um morador de Tel Aviv descreveu a cena “traumatizante” em um abrigo antiaéreo durante o ataque com mísseis iranianos contra Israel.
A estudante de jornalismo Talya Ashrat Dahan disse ao The World Tonight na BBC Radio4 que estava jantando na casa da mãe do namorado quando receberam o alarme de emergência do governo em seus telefones.
“Todo mundo sabe que isso é Código Vermelho. Todo mundo corre… em três minutos, mulheres, crianças, idosos, todo mundo corre, se amontoa como um bando de sardinhas”.
“Nem preciso dizer que foi uma experiência bastante traumatizante. Estávamos tão apertados nesta sala, e você sabe o que acontece quando você coloca um monte de gente em um porão muito pequeno, eles criam uma quantidade incrível de calor”.
“Eles tiraram uma criança do banho, ela estava nua com a mãe, e uma mulher grávida estava ao lado dela. E esse soldado que estava de folga, que (estava) em Gaza, foi acionado pelos alarmes e desmaiou ao nosso lado, provavelmente também devido ao calor.”
As tropas israelitas invadiram o Líbano, no que os militares israelitas chamam de uma operação terrestre “limitada, localizada e direcionada” contra o Hezbollah.
Na manhã de terça-feira, um oficial de segurança israelense disse à BBC que “ainda não houve confrontos” – mas um porta-voz militar disse mais tarde às pessoas em cerca de 25 aldeias libanesas para evacuarem.
A ONU e a UE reiteraram os apelos a um cessar-fogo, com o Conselho de Segurança da ONU a reunir-se amanhã