Além de Wilson Araújo Matos, também estão sendo investigados o filho dele, Wilson Júnior de Andrade, o Dudu, Gilvan Garimpeiro e Tonho de Gás de Queimadas
Por Misto Brasil – DF
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal prosseguem com as investigações a partir da Operação Lixiviação, que foi deflagrada no final do mês de agosto. O alvo principal é o ex-prefeito do município de Nordestina, na Bahia, Wilson Araújo Matos, conhecido como Ito.
Também estão sendo investigados o filho dele, Wilson Júnior de Andrade, o Dudu, Gilvan Garimpeiro e Tonho de Gás de Queimadas. O grupo seria responsável pela exploração ilegal de minério, entre os quais, o ouro.
A prefeitura de Nordestina também está sendo investigada por conta de uma suposta colaboração ou pelo menos na omissão na fiscalização ambiental de áreas exploradas ilegalmente.
A operação de agosto foi um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho de 2023. Foi presa uma pessoa e duas foram alvos de mandados de busca e apreensão
Na época, foi confirmado que o grupo praticava a extração ilegal de ouro.
Segundo a Polícia Federal, o crime evoluiu para a construção de laboratórios, onde recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial.
O ouro é extraído do “rejeito” com o procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de cianeto de sódio e de potássio.
As substâncias são altamente tóxicas. O uso são controlados pelo Ministério do Exército, porque podem causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente.
Mesmo após o cumprimento de mandados judiciais em locais administrados pelos investigados, estes permaneceram praticando a mineração ilegal. Também remetiam do ouro para outros estados em forma de barra ou já transformados em joias.
A fazenda Gurita é o principal local de extração além de Riacho das Pedras e fazenda São Francisco, em Cansanção, na Bahia, e nas regiões do município de Serrita, em Pernambuco.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro.