Valparaíso tem a campanha mais acirrada para vereador e prefeito

Valparaíso de Goiás vista geral GO Misto Brasília
Vista geral da cidade de Valparaíso de Goiás, a 40 quilômetros de Brasília/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

São 21 candidatos por vaga para a câmara de vereadores, a mais alta do Entorno. E para prefeito, Caiado e Bolsonaro dividem os candidatos

Por Sionei Ricardo Leão – DF

O município de Valparaíso, em Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal, tem a maior concorrência proporcional para as 15 cadeiras de vereador.

São 274 candidatos de vários partidos disputando, o que se traduz num percentual de 21 candidatos por vaga.

Para a cadeira de prefeito, há cinco postulantes: Marcus Vinicius (MDB), Maria Yvelônia (Solidaderiedader), Professora Lucimar (PT), Wesley Pacheco (Novo)  e Zé Antônio (PL).

Leia – Pesquisas indicam vitórias dos prefeitos de Luziânia, Planaltina e Águas Lindas

Pela pesquisa da Real Tiome Big Data, divulgada há dois dias e contratada pela TV Record, Marcus Vinicius (MDB) está à frente da disputa, com 42% das intenções de voto no levantamento estimulado.

Na sequência, aparecem Zé Antônio (PL), com 15%, e Maria Yvelônia (Solidariedade), com 10%, em empate.

A disputa em Valparaíso de Goiás talvez seja a mais acirrada do Entorno. De um lado está o atual prefeito Pábio Mossoró (MDB), que apoia Marcus Vinícius. Ele também tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil)

Na outra trincheira,  está Maria Yvelônia, apoiada  pelos bolsonaristas. No final de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou de um comício com ex-primeira-dama Michelle, da vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão, da senadora Damares Alves (Republicanos) e de deputados distritais.

Na mesma pesquisa eleitoral, foi avaliado os governos do prefeito e do governador. Mossoró é aprovado por 57% dos entrevistados e Ronaldo Caiado é aprovado por 69%.

A corrida por uma vaga de vereador

Ser eleito vereador em Valparaíso, ao menos estatisticamente, é um caminho mais árduo em se comparando com a média de Goiás.

No estado, há 18.668 pessoas se empenhando para conquistar uma 2.530 cadeiras em 246 câmaras municipais. A média estadual é portanto de 7,38 por vaga.

Para as eleições deste ano, 644 políticos se regularizaram perante o TSE para disputar as vagas de prefeitos, o que corresponde a 2,62 por cada mandato.

Valparaíso é a sede de uma região em franco crescimento. Pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população residente de 198 mil pessoas para 68.715 eleitores – o que representa 1,6% do eleitorado goiano.

Com base nos números também do IBGE, em comparação com o censo de 2010, Valparaíso teve um aumento populacional de 49,5%. Um dos maiores índices de crescimento demográfico do Brasil.

Na área da economia, as receitas brutas realizadas foram de R$ 680.814.741,98 (dados de 2023).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas