Furacão Milton recuperou a força da categoria 5

Furacão Milton Estados Unidos Misto Brasil
Furacão Milton voltou a preocupar os moradores nos Estados Unidos/Arquivo/Reprodução vídeo

A velocidade do vento caiu drasticamente antes de subir para 165 mph na terça-feira à noite, segundo as autoridades dos EUA

Por Misto Brasil – DF

O furacão Milton recuperou a força da categoria 5 na terça-feira, enquanto atravessava o Golfo do México em direção à Península da Flórida, onde milhões de pessoas se esforçavam para concluir os preparativos para a tempestade e evacuar áreas vulneráveis.

O National Hurricane Center disse que ventos danosos, tempestades com risco de morte e chuvas pesadas se estenderão bem além do cone previsto. Mapas de alerta de furacão mostram a Flórida coberta de alertas vermelhos e laranja.

Milton passou por  uma intensificação incrivelmente rápida na segunda-feira, com ventos sustentados atingindo 180 mph . Na terça-feira de manhã, a velocidade do vento caiu drasticamente antes de subir para 165 mph na terça-feira à noite.

Flutuações eram esperadas conforme a tempestade se aproxima da Flórida, disse John Cangialosi, especialista do National Hurricane Center.

O governador Ron DeSantis disse aos moradores do estado no caminho de Milton que “o tempo está se esgotando” antes do desembarque na quarta-feira à noite, provavelmente como uma tempestade de categoria 3.

Mais de 1 milhão de pessoas estavam sob ordens de evacuação em pelo menos 16 condados, e ambos os números devem aumentar à medida que Milton se aproxima de um litoral ainda se recuperando do ataque do furacão Helene há menos de duas semanas.

Em São Petersburgo, Julie Bost fugiu para se proteger. Bost, 32, era uma mãe novata com um bebê de 3 meses quando sua casa foi inundada pelo furacão Idalia no ano passado, causando US$ 65.000 em danos. “Eu não conseguiria passar por outra inundação”, disse Bost à USA Today Network – Flórida.

“Eu disse ao meu marido que não conseguiria lidar com isso novamente emocionalmente.”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas