Inteligência alertou sobre ataque da Rússia contra a Otan

Moscou Rússia Misto Brasília
Detalhe de parte da cidade de Moscou, a capital da Rússia/Arquivo/Divulgação

Atos de espionagem e sabotagem teriam atingido um novo patamar nos últimos meses e deveriam servir de alerta

Por Misto Brasil – DF

Os chefes dos serviços de inteligência alemães alertaram nesta segunda-feira (14) para uma crescente ameaça representada pela Rússia. Eles disseram ter motivos para acreditar que Moscou poderá ser capaz de lançar um ataque direto à Otan “até o final desta década”.

Em uma reunião anual do Comitê de Supervisão Parlamentar em Berlim, os chefes das três agências de inteligência da Alemanha – o Serviço Federal de Inteligência (BND), o Serviço de Contrainteligência Militar (MAD) e o Departamento Federal para a Proteção da Constituição (BfV) – relataram um aumento “quantitativo e qualitativo” dos atos de espionagem e sabotagem patrocinados pela Rússia em solo alemão.

“Observamos um comportamento agressivo por parte dos serviços de inteligência russos”, disse o chefe do BfV, Thomas Haldenwang. Ele advertiu que tais atividades “atingiram um novo patamar nos últimos meses, o que deve servir de alerta para todos”.

Além das campanhas de desinformação na mídia e dos drones espiões, Haldenwang destacou um incidente em um centro de logística da DHL (divisão dos Correios da Alemanha) na cidade de Leipzig, em julho, onde um pacote pegou fogo antes de ser colocado em um avião de carga que estava atrasado. Para o chefe do BfV, trata-se de um ato suspeito de sabotagem russa.

O chefe do BND, Bruno Kahl, ressaltou que o presidente russo, Vladimir Putin, já declarou a Alemanha como um país inimigo devido ao apoio contínuo de Berlim à Ucrânia, dois anos e meio após a invasão russa ao território ucraniano.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Falta de energia São Paulo apagão Misto Brasil

Apagão & política

O “jogo de empurra” político teve início de imediato após a tempestade que deixou milhões de pessoas sem energia elétrica

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas