O rompimento de relações nesse nível é um território desconhecido, e muito do que acontecerá a seguir dependerá de atos futuros
Por Misto Brasil – DF
Após uma acusação bombástica de autoridades canadenses esta semana – de que elas acreditam que agentes do governo indiano estavam ligados a uma campanha de assassinatos e extorsões no país – as relações diplomáticas atingiram novos níveis baixos, informou a BBC News.
Essa divergência agora levanta questões sobre o impacto que ela poderia ter nos profundos laços comerciais e de imigração entre os dois países.
O comércio bilateral vale bilhões de dólares, e o Canadá abriga quase 1,7 milhão de pessoas de origem indiana.
O rompimento de relações nesse nível é um território desconhecido, e muito do que acontecerá a seguir dependerá de como eles escolherem seguir em frente, sugerem especialistas.
Nenhum dos países impôs tarifas ou outras formas econômicas de retaliação, mas especialistas alertam que isso pode mudar e que um esfriamento no relacionamento entre a Índia e o Canadá pode prejudicar o crescimento econômico.
“O maior desafio, especialmente para empresas e cidadãos, será a incerteza”, disse Arif Lalani, consultor sênior da empresa de consultoria governamental StrategyCorp e ex-diplomata canadense, à BBC.
Os dois países vêm negociando um acordo comercial bilateral há mais de uma década, mas o Canadá interrompeu as negociações no ano passado, pouco antes de o primeiro-ministro Justin Trudeau fazer a primeira acusação pública contra a Índia.
Em setembro de 2023, Trudeau disse que o Canadá tinha “alegações confiáveis” ligando agentes do governo indiano ao assassinato do separatista sikh Hardeep Singh Nijjar, que foi baleado e morto em Surrey, Colúmbia Britânica, em junho.
Pouco depois, a Índia suspendeu temporariamente os vistos para cidadãos canadenses, mas a medida foi breve e o processamento de vistos foi retomado em novembro.
Os laços comerciais entre os dois, enquanto isso, permaneceram como de costume. O comércio bilateral está em torno de $ 8bn (£6,15bn), de acordo com os últimos números fiscais do ministério do comércio da Índia.
O ministro do Comércio do Canadá garantiu recentemente aos empresários que Ottawa busca romper os laços comerciais com a Índia.