Movimento Negro debate relações raciais com o MEC

Diversidade negritude mulheres Misto Brasília
O tema da inclusão nas escolas deve ser uma política de Estado/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhe:

Estudiosos discutiram e avaliaram o tema dentro da comunidade escolar a partir dos gestores e professores

Por Sionei Ricardo Leão – DF

Ativistas do Movimento Social Negro se reuniram com gestores da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Foi para avaliar a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Cerca de vinte estudiosos do tema relações raciais como Petronilha Gonçalves e Silva, Ivair Augusto Alves dos Santos, Kabengele Munanga, Nilma Nino Lopes, Cida Bento, Hélio Santos, Carlos Moura e Glória Moura estiveram no encontro.

O foco da reunião, o Pneerq tem como público-alvo gestores, professores, funcionários, alunos, abrangendo toda a comunidade escolar.

Essa política visa estruturar um sistema de metas e monitoramento; assegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394/1996 e formar profissionais da educação para gestão e docência no âmbito da educação para as relações étnico-raciais (Erer) e da educação escolar quilombola (EEQ).

“Foi um ato de prestação de contas e um reconhecimento da história da militância dos quadros aderiam ao convite”, avaliou o doutor em sociologia e gestor que já exerceu várias funções no governo federal, Ivair dos Santos.

A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, observou que as atividades permitiu ter um “parecer da Petronilha dentro do Conselho Nacional de Educação. Esse parecer teve a força de uma mulher preta, mudando a história da Lei de Diretrizes Básicas da Educação”.

Zara Figueiredo também salientou a trajetória de Ivair dos Santos, um dos fundadores do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), após a ditadura militar.

O Pneerq tem o propósito também de induzir a construção e a condução das políticas nos entes federados e contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas