Pior tempestade do século na Espanha mata 94 pessoas

Espanha enchente Carros arrastados Misto Brasil
Carros são arrastados pela enchente com as pessoas sobre o teto/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

As chuvas provocaram apagões que afetaram 115 mil pessoas, encerramentos de estradas e suspensão do serviço ferroviário

Por Misto Brasil – DF

Pelo menos 95 pessoas morreram na pior tempestade do século em Espanha. O saldo após as 19 horas é de 92 mortes em Valência, uma na província de Málaga e duas em Castela-La Mancha, totalizando 94 pessoas num levantamento parcial.

O ministro da Política Territorial, Ángel Víctor Torres, anunciou três dias de luto e que o Governo declarará a zona como “altamente afetada” pela dana e prometeu arbitrar “todas as ajudas” de fundos estatais e europeus.

A Defesa Civil mobilizou recursos aéreos, psicólogos militares e cães treinados para localizar cadáveres, segundo informou o jornal El País.

Dezenas de pessoas passaram a noite em Valência em cima de caminhões ou carros, nos telhados de lojas ou postos de gasolina, ou presas nos seus veículos em estradas congestionadas até serem resgatadas.

As chuvas provocaram apagões que afetaram 115 mil pessoas, fechamento de estradas e suspensão do serviço ferroviário de alta velocidade entre Madrid e a Comunidade Valenciana e do corredor do Mediterrâneo em direcção a Barcelona.

A tempestade avança para a Extremadura, sul de Tarragona e oeste da Andaluzia, onde Cádiz está em alerta vermelho devido ao risco de acumulação de água.

Embora não seja oficial, uma vez que não provém dos observatórios da rede da Agência Meteorológica do Estado, este é sem dúvida o dado mais selvagem sobre a quantidade de água caída em Valência até agora.

O Observatório da Rede Avamet Toris – Canyapar (la Ribera Alta) ontem registrou 630,6 litros por metro quadrado de precipitação.

Uma verdadeira brutalidade, que supera os dados de maior precipitação em 24 horas na região que esteve na queda fria de 11 de setembro de 1996, quando se acumularam 520 em Tavernes de la Vall.

Os dados mais elevados oferecidos até agora pela Aemet sobre o ocorrido na terça-feira falam de 491 litros em Chiva.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix