A feira passa a ocupar um terreno de 5.298,75 m². Além disso, organiza e regulariza os estacionamentos do entorno da estrutura que precisa de reforma
Por Misto Brasil – DF
A área onde está a Feira Livre (Feira Modelo – EQN 508/510) de Samambaia será regularizada a partir de um decreto publicado ontem, (30) no Diário Oficial do Distrito Federal.
O decreto aprova o projeto de parcelamento do solo para criar a Área Especial 1 onde a feira funciona, ajustando o lote e o sistema viário do local, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal.
A feira passa a ocupar um terreno de 5.298,75 m². Além disso, organiza e regulariza os estacionamentos do entorno, com a criação de novos bolsões para atendimento da demanda da feira.
Ao todo, serão implementadas 210 vagas regulares para veículos, sendo 143 para carros, 33 para motos, 18 para pessoas com deficiência (PcD) e 16 para idosos.
O presidente da Feira Modelo de Samambaia, Genacy Soares, comentou que a regularização do espaço será a realização de um sonho para os cerca de 300 feirantes que trabalham no local.
“São 35 anos de luta, esperando regularizar. Tudo de melhoria e reforma na feira esbarrava nessa questão, e como não tinha, não era possível fazer. O local está muito sucateado, já teve até incêndio, e não podíamos fazer nada porque não era regularizado”.
O próximo passo dos feirantes será buscar um diálogo com o GDF para revitalizar toda a infraestrutura da feira.
“Poderemos até receber recursos de emenda parlamentar para reformar. Esperamos também que com a regularização possamos abrir a feira de quarta a domingo. Hoje em dia ela só funciona no fim de semana”, pontuou.