Brasileiros nos Estados Unidos preferem kamala Harris

Kamala Harris EUA candidata à presidência Misto Brasil
Kamala Harris é candidata à presidência dos EUA pelo Democratas/Arquivo/Divulgação/KH
Compartilhe:

Nos três ciclos eleitorais, Trump avançou no percentual de brasileiros dizendo que iam votar nele, segundo um instituto de pesquisa

Por Misto Brasil – DF

Nos últimos anos, as eleições americanas vem sendo decididas por poucos milhares de votos em alguns estados decisivos. É nesta terça-feira (05) o dia oficial das eleições, mas a votação já começou.

Assim, nem a democrata Kamala Harris nem o republicano Donald Trump podem abrir mão dos cerca de 103 mil eleitores brasileiros com dupla cidadania, em uma comunidade estimada em mais de 2 milhões de brasileiros nos EUA.

Nesse grupo, a democrata lidera, segundo pesquisas, embora os republicanos tenham ganhado mais espaço ao longo dos anos.

Leia – FBI alertou sobre vídeos falsos nas eleições

Leia – entendo como é a eleição dos Estados Nidos. Veja também um vídeo

“A maioria dos brasileiros com poder de voto nos EUA ainda é democrata, mas a cada eleição vemos um aumento do número de eleitores republicanos”, afirma Mauricio Moura, fundador do Ideia.

O instituto de pesquisa que desde 2016 analisa a intenção de voto de brasileiros com dupla cidadania nos EUA.

Segundo pesquisa do Idea realizada entre 6 e 12 de outubro com 802 brasileiros, 60% deles disseram que votariam em Harris, contra 35% em Trump. Outros 2% escolheram outros candidatos, e 3% se indicaram como indecisos.

“Nos três ciclos eleitorais, Trump avançou no percentual de brasileiros dizendo que iam votar nele. Desde 2016 ele praticamente dobrou sua intenção nesse grupo”.

“O segundo ponto da pesquisa é a sensação desse grupo: em 2016 os brasileiros disseram que ele ia ganhar, em 2020 apontaram Biden como vencedor, e agora indicam que Kamala será eleita”.

Essa volatilidade do voto brasileiro é, em geral, vista também em outras comunidades de imigrantes. Nestas eleições em que cada voto conta, Harris e Trump, cada vez mais, buscam estratégias específicas para determinados grupos sociais.

Não há uma estratégia voltada para os eleitores brasileiros com dupla cidadania, pois eles estão principalmente em Massachusetts, Nova York/Nova Jersey e na Flórida – estados que não tendem a ser decisivos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas