Serão obrigados a se registrarem para um potencial serviço militar, embora o alistamento permaneça voluntário
Por Misto Brasil – DF
O governo do chanceler alemão Olaf Scholz aprovou nesta quarta-feira (07) um projeto de lei que visa obrigar os jovens de 18 anos do sexo masculino a responder uma pesquisa sobre sua disposição para servir na Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs.
A nova pesquisa foi elaborada para motivar um número maior de jovens a se alistar e como uma alternativa à reintrodução do alistamento obrigatório. Além disso, as tensões geradas desde o início da guerra na Ucrânia elevaram as preocupações em relação à capacidade de defesa da Alemanha.
De acordo com os planos, os jovens serão obrigados a se registrarem para um potencial serviço militar, embora o alistamento permaneça essencialmente voluntário.
Eles também responderão sobre suas condições físicas e de saúde. As meninas terão a opção de preencher a pesquisa somente se desejarem fazê-lo.
Com base nas respostas, um contingente de jovens homens e mulheres será convidado para um processo de seleção. Os candidatos com maior aptidão serão recrutados para um período inicial de seis meses de serviço militar, com a opção de estender esse prazo, se assim desejarem.
O novo modelo visa atrair inicialmente mais de 5 mil recrutas extras por ano.
Se a lei for aprovada no Bundestag (Parlamento), cerca de 300 mil jovens alemães que completarão 18 anos em 2025 terão de dizer ao governo se estariam ou não interessados em servir. Com isso, a Bundeswehr espera alistar 20 mil soldados adicionais até 2030, conforme disse a DW.