Eventos oficiais, exposições de arte e concertos marcaram a data . Pelo menos 140 pessoas após a construção do muro
Por Misto Brasil – DF
Milhares de pessoas celebraram neste sábado (09) na capital alemã o 35º aniversário da queda do Muro de Berlim, que abriu a porta para a reunificação da Alemanha.
As celebrações incluiram eventos oficiais, exposições de arte e concertos.
Centenas de pessoas depositaram flores em um pedaço remanescente da estrutura no memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Straße, incluindo o presidente federal Frank-Walter Steinmeier.
O ministro da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck, também participou as comemorações.
O Muro de Berlim dividiu a capital alemã por 28 anos, 2 meses e 26 dias e contava com 155 quilômetros de barreiras vigiadas por guardas armados.
Ele começou a ser construído pelas autoridades da antiga Alemanha Oriental comunista em 13 de agosto de 1961, para impedir a fuga de seus cidadãos para a parte ocidental.
Pelo menos 140 pessoas foram mortas tentando atravessar para o outro lado.
Em novembro de 1989, em meio a uma onda de protestos, fuga em massa de cidadãos por outros países do antigo bloco comunista, a ditadura da Alemanha Oriental, acabou cedendo.
E abriu os postos de controle da barreira, permitindo que seus cidadãos atravessassem livremente para o outro lado. As imagens da população celebrando na Berlim subitamente unida rodaram o mundo.
De uma maneira comovente, essas imagens marcaram o fim de fato da divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental.
Pouco mais de um ano depois, em 3 de outubro de 1990, o país politicamente dividido desde o fim da Segunda Guerra Mundial comemorava sua reunificação.