A sua transferência foi recomendada para a formação de um casal reprodutivo para conservação da espécie
Por Misto Brasil – DF
Um macho de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie ameaçada de extinção, é o novo morador do Zoológico de Brasília. O objetivo é a conservação e a reprodução da espécie.
O primata batizado de Da Vinte, chegou de São Paulo através do programa Avião Solidário da Latam. O animal foi vítima de tráfico animal e em 2020, sendo resgatado na cidade paulista de Cubatão.
Depois, foi transferido para o Zoológico de São Paulo, onde passou a contribuir com o programa de conservação ex-situ (sob cuidados humanos) da espécie.
A sua transferência para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília foi recomendada visando a formação de um casal reprodutivo que contribuirá significativamente para as ações de conservação da espécie.
A assessoria da Latam informou que a escolha dos casais foi realizada de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O objetivo é garantir o tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética dos animais.
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil.