Entre os consumidores entrevistados, 37,5% afirmaram realizar compras mensalmente, enquanto 37,3% visitam lojas pelo menos uma vez por semana
Por Misto Brasil – DF
Os consumidores transitam entre lojas físicas, e-commerce, aplicativos e redes sociais para encontrar as melhores ofertas, segundo um estudo divulgado hoje (13) pela empresa de tecnologia Wake.
Revela que 78,9% dos clientes alternam entre canais online e físicos ao realizar compras, em busca de praticidade e os melhores preços. Enquanto isso, apenas 11,7% dos entrevistados preferem compras nas lojas físicas e 9,4% exclusivamente no online.
Entre os consumidores entrevistados, 37,5% afirmaram realizar compras mensalmente, enquanto 37,3% visitam lojas pelo menos uma vez por semana.
A maioria dos clientes busca as melhores opções diretamente em sites de busca (43,8%), seguido de aplicativos (42,9%) e redes sociais (34,6%).
Para os consumidores que compram exclusivamente online, o canal preferido ainda é o próprio site da loja (68%), seguido por aplicativos (58%), Instagram (23%) e WhatsApp (12%).
As categorias de produtos também apresentam padrões de preferência entre os canais. Entre as categorias que os entrevistados mais gostam de comprar online estão roupas e calçados (41%), eletrônicos (18%), eletrodomésticos (12%) e alimentos (12%).
Na interação com marcas após uma compra, o WhatsApp é o canal preferido de 50% dos consumidores, sendo o canal mais popular entre os entrevistados.
O e-mail é a segunda escolha, com 22,1%, seguido por redes sociais (12,3%). Vale destacar que 9,4% dos consumidores preferem não receber nenhuma comunicação pós-compra, enquanto apenas 6,3% optam pelo contato por telefone.