A imigração foi um dos temas centrais em sua campanha eleitoral, em que prometeu deportar milhões de imigrantes
Por Misto Brasil – DF
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que planeja declarar emergência nacional na segurança das fronteiras e acionar as Forças Armadas para executar a deportação em massa dos imigrantes sem documentação.
Em sua plataforma Truth Social, ele citou nesta segunda-feira (18) a postagem de um ativista conservador de que ele iria “usar recursos militares para reverter a invasão de Biden com um programa de deportação em massa”. “Verdade!”, comentou Trump.
A imigração foi um dos temas centrais em sua campanha eleitoral, em que prometeu deportar milhões e estabilizar a fronteira com o México, que um número recorde de migrantes teria atravessado ilegalmente durante a presidência do democrata Joe Biden.
Após um pico de 250 mil em dezembro de 2023, o número atual de migrantes interceptados na tentativa de atravessar sem autorização a fronteira do México é aproximadamente o mesmo que em 2020, último ano do primeiro mandato trumpista.
Em seus comícios, o candidato republicano evocou repetidamente a Lei dos Inimigos Estrangeiros (Alien Enemies Act), de 1798, como meio de acelerar as deportações.
No entanto, críticos objetam que ela é obsoleta, tento sido empregada pela última vez durante a Segunda Guerra Mundial para manter americanos de origem japonesa em campos de concentração sem o devido processo legal.